Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

© outro lado da luz

temporadas com dez capítulos de dois minutos cada.

© outro lado da luz

temporadas com dez capítulos de dois minutos cada.

© Penélope e o tigre Ulisses #2

Penélope e o tigre Ulisses

(capítulo #1)

eu cheguei com o nascer do sol, atraída pela energia feminina que protegia a aldeia num casulo de amor-próprio e confiança. trouxe sementes e árvores de fruto, mantimentos, água potável, alimentos enlatados, carnes fumadas, algumas iguarias e livros, cadernos, lápis para escrever, livros para colorir, lápis de cores. o acordo para a minha chegada naquele dia era a escola estar construída, pois trazia comigo painéis solares, mesas e cadeiras, um quadro de ardósia e muito giz. tinha lhes escrito que pretendia viver na aldeia, pelo que a escola precisava de ter paredes e telhado. para nenhuma intempérie nos impedir de ter aulas. tudo foi financiado pela UNESCO e nenhuma das minhas condições foi negada. o que significava que eu tinha um salário, o que me permitiria comprar mais bens para a aldeia e poupar um fundo de maneio. a equipa que tornou tudo possível, ofereceu-me um telefone ainda operacional, do tempo da guerra do Vietname. a cidade mais próxima estava a dez horas de distância a pé. certifiquei-me se tinha biblioteca e como funcionava a inscrição. deixei a escola inscrita, era mais simples. com o tempo, cada aluna poderia ter o seu próprio cartão de leitura. a empresa de painéis solares enviou duas equipas para a instalação simultânea nos dois lados do telhado e para electrificar a escola. as mulheres tinham construído um edifício amplo, onde quem quisesse ler ou estudar tinha um lugar confortável para o fazer. a última coisa a ser descarregada foi a arca de madeira com os meus pertences. não fazia a mínima ideia onde ia viver.

(continua)

8 comentários

comentar post

mais sobre mim

imagem de perfil

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

© temporadas

@outroladodaluz
@outroladodaluz

in memoriam

in memoriam

Kuki - A Minha Companheira de Vida
28 Abril 2003 - 01 Abril 2021

arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D